Nesta segunda-feira (19), A Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) e a Defensoria Pública de Mato Grosso se uniram à campanha nacional “Um Novo Presente é Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua” com uma ação na Praça Alencastro, em Cuiabá. Durante toda a manhã, a Defensoria promoveu acesso à justiça e à cidadania, oferecendo atendimentos a pessoas em situação de rua e destacando a importância de dar visibilidade a esse grupo populacional.
A defensora pública Rosana Monteiro reforçou a relevância da iniciativa: "O mutirão amplia o acesso à justiça ao atender as pessoas em situação de rua diretamente em locais acessíveis a elas. Hoje, oferecemos assessoria nas áreas de execução penal, criminal e cível; além de expedição de documentos e cadastramento e atualização no CadÚnico."
A campanha, promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e com apoio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), também ocorreu em outras cidades de Mato Grosso, como Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Primavera do Leste. Ao todo, foram realizados 153 atendimentos em seis municípios do estado.
Em todo o Brasil, defensoras e defensores públicos trabalham na construção e aperfeiçoamento de políticas públicas para combater as desigualdades que atingem essa população, que vive em extrema vulnerabilidade e enfrenta violência, dificuldades no acesso a direitos básicos e discriminação constante.