Nesta quinta-feira (09), foi dado um passo importante na luta pela garantia dos direitos das pessoas em situação de rua no Brasil. Em São Paulo, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (APADEP) lançaram a Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, em parceria com o Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo e a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP).
A presidenta da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), Janaina Osaki, e a defensora Rosana Monteiro, membra da Comissão de População em Situação de Rua da ANADEP e integrante do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos – População em Situação de Rua (Gaedic Pop Rua), estiveram presentes neste importante evento e representaram o estado de Mato Grosso.
Esta iniciativa visa destacar o papel da Defensoria Pública como referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania para as pessoas em situação de rua. Durante o evento, a comitiva de Mato Grosso compartilhou o trabalho que tem sido realizado em nosso estado e prestigiou palestras e apresentações culturais; e, participou, ainda, de um mutirão de atendimento jurídico à população em situação de rua.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil conta com cerca de 281 mil pessoas em situação de rua, expostas a diversas formas de violência, com dificuldades de acesso aos seus direitos mais básicos e frequentemente vítimas de preconceito e discriminação. "É urgente e necessário mudar essa realidade", afirmou Janaina Osaki.
A AMDEP se coloca em ação para cumprir o compromisso com a justiça para todos.