A cerimônia que empossou 15 novos defensores públicos em Mato Grosso foi realizada na última quarta-feira (09), no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá (TJMT). A defensora pública-geral do Estado, Luziane Ribeiro de Castro, presidiu a sessão solene e destacou que essa posse representa mais um passo no compromisso da DPEMT de expandir sua atuação para atender toda a população do estado, que, no início deste ano, conseguiu se estabelecer em todas as comarcas do estado.
A presidenta da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), Janaina Osaki, esteve presente no evento e, em seu discurso, parabenizou os novos defensores empossados, lembrando que este ano a Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso completou 25 anos e os que estiveram desde o início podem atestar as significativas mudanças e avanços conquistados por meio do esforço coletivo de defensores, servidores e estagiários, consolidando a instituição como uma promotora de transformação social dedicada a dar voz aos mais vulneráveis.
"Já caminhamos muito e ainda temos muito a caminhar. Vocês, que estão chegando hoje aos quadros da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, são o resultado de uma construção feita nesses 25 anos e, ao mesmo tempo, serão a mão construtora para o crescimento e a consolidação da Defensoria Pública no estado e no país", destacou.
A Defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Ribeiro de Castro, ao cumprimentar os novos defensores, agradeceu a toda a equipe que colabora para que a Defensoria atue plenamente. Usando uma frase de Ariano Suassuna, que diz: "o sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado", Luziane convocou os novos colegas a se comprometerem com o sonho de expandir a Defensoria Pública por todo o Estado de Mato Grosso, levando justiça e dignidade a quem mais precisa, buscando fortalecer a instituição e transformar vidas por meio de um serviço público de excelência.
"Caros colegas, defensores e defensoras, vocês possuem um poder enorme em suas mãos; não duvidem desse poder. Cada ação, por menor que pareça, pode mudar e transformar a vida de muitas pessoas. Ela pode impactar direta ou indiretamente. Os seus atos têm a capacidade de mudar histórias, abrir oportunidades e transformar realidades. Portanto, encarem esses cargos como uma grande responsabilidade e também como uma grande oportunidade de fazer a diferença", ressaltou a defensora pública-geral do Estado de Mato Grosso.
Juliana Lintz, vice-presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), parabenizou as novas defensoras e defensores pela conquista alcançada e destacou a importância da rede de afeto que contribuiu para esse resultado. Lintz ressaltou ainda o papel da ANADEP, afirmando que esse concurso foi mais um passo no crescimento e fortalecimento da Defensoria Pública de Mato Grosso.
"Cada nova defensora e novo defensor que hoje toma posse carrega consigo a missão de fazer a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis, aquelas que mais precisam de nosso trabalho. Cada novo ingresso de defensoras e defensores é uma vitória para a sociedade brasileira, especialmente em um país marcado por profundas desigualdades e pelos mais diversos tipos de intolerância, além de tantas outras formas de injustiça. Essa é uma realidade que assola nosso país", refletiu.
Ela concluiu compartilhando um aprendizado ao longo de sua trajetória como defensora pública: "O conhecimento jurídico que adquirimos é, sem dúvida, indispensável. Ser defensor ou defensora pública requer algo além. É fundamental ter um olhar empático e uma compreensão verdadeira das vulnerabilidades daquelas pessoas que atendemos. Nosso trabalho só é efetivo quando conseguimos praticar a empatia, quando mantemos viva a capacidade de nos inconformarmos com as injustiças e de agirmos com amor pela causa que defendemos."
Esse é o sexto concurso voltado para o preenchimento de vagas de defensores públicos em Mato Grosso, com foco em atender especialmente às comunidades mais distantes e carentes de serviços públicos gratuitos. Após a posse, os novos defensores iniciarão o Curso de Preparação para Ingresso na Carreira, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep-MT), antes de assumirem suas funções nas comarcas designadas pela Administração Superior. Durante todo o período do estágio probatório, os defensores continuarão a receber capacitações adicionais.
A AMDEP acolhe com entusiasmo as novas defensoras e defensores, unindo forças para fortalecer a luta pela justiça e pelos direitos de todos os cidadãos.
Confira a lista das novas defensoras e defensores:
● ANA CRISTINA MALTA DINIZ
● ANDERSON PEREIRA MARTINS
● BRUNA PARENTE ARCE
● DANIELA LORSCHEITER DA FONSECA
● ERIKA SILVEIRA GUERREIRO
● EWERTON JUNIOR MARTINS DA NÓBREGA
● GERALDO VENDRAMINI FURTADO DO AMARAL
● HENRIQUE DAHER DE SANTA ROSA
● HENRIQUE LUIS COTTING DOS SANTOS
● IZABELLA VALLENTINA AMARAL MARQUETTI SOUZA
● MARINA PESSINI PEZZI
● ROBSON CLEITON DE SOUZA GUIMARÃES
● SALVADOR FERREIRA DE SOUSA JUNIOR
● TAIS STRADIOTTO PAPA
● VALDERI MACHADO DE CARVALHO
Assista a solenidade de posse no canal da Defensoria Pública de Mato Grosso no Youtube: ver aqui!